No Dia Nacional contra a Obesidade, Portugal está entre os dez primeiros do mundo com melhor resultado na prevenção aplicada através de atividades de saúde desenvolvidas pela Direção-Geral da Saúde. Com destaque para o Programa Nacional de Alimentação Saudável e a Promoção da Atividade Física. Bem como, é salientada a implementação de legislação que permite reduzir o sal nos alimentos colocados à venda pelas indústrias.
Contudo, segundo a nota oficial de imprensa enviada à W Magazine pela Direção-Geral de Saúde em Portugal (DGS):
«Apesar da posição no ranking ser encorajadora, este relatório refere algumas projeções preocupantes: em 2035, a percentagem de adultos com obesidade em Portugal será de cerca de 39% - um aumento de 2,8% por ano. Além do impacto direto na saúde dos portugueses, se estas projeções se confirmarem, a despesa da saúde para mitigar problemas causados pela obesidade será equivalente a 2,2% do PIB em 2035.»
Logo ainda há muito trabalho a fazer na área e no alerta e sensibilização para a doença.
DGS acrescenta ainda que: «Além de seguir indicadores da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ranking avalia vários parâmetros e medidas colocadas em prática pelos 183 países analisados. Dados como a cobertura e capacidade de resposta dos serviços de saúde e a mortalidade prematura por doenças crónicas são analisados. A estes juntam-se, ainda, as políticas de prevenção desenvolvidas pelos países.»
, através do Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, destaca hoje, Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade.